Por Murilo Bássora
ÍNDICE
Você certamente já ouviu que a beleza vem de dentro e que o exterior é um reflexo do interior, não é? Essa ideia pode ser um pouco batida, mas existe um fundo de verdade dentro dela e, com as empresas, é a mesma coisa. Assim como a beleza exterior muitas vezes é consequência de um corpo saudável, a boa imagem da sua empresa vem da saúde que ela tem.
Do mesmo modo, quando algo não vai bem internamente, é muito provável que o negócio pare de prosperar. Muitas vezes o problema para a estagnação de um negócio não está fora, mas dentro.
Às vezes, o que falta é um propósito claro e bem definido, uma equipe alinhada, ou um atendimento estruturado. Às vezes, o problema está na falta de investimento ou em não pensar no cliente.
Se você não está vendo sua empresa crescer, mas não sabe exatamente onde está o problema, esse artigo é para você! Vamos listar 5 problemas que podem impedi-la de crescer. Será que você sofre com algum deles? Confira!
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Equipe desmotivada
Uma equipe desmotivada pode ser fatal para a empresa. Mas antes de tudo é preciso se perguntar por que ela está assim.
Seus colaboradores são valorizados e estão tendo a oportunidade de exercer todo o potencial que têm? Você oferece treinamentos estimulantes com frequência para eles?
Um time qualificado é fundamental para o bom funcionamento de qualquer negócio. Além disso, quando há engajamento aliado à qualificação, as ideias que surgem podem mudar completamente os cenários da empresa, porque as pessoas estão verdadeiramente dispostas a resolver os obstáculos.
Essa qualificação envolve tanto o conhecimento a respeito dos procedimentos e produtos da empresa, como envolve o saber lidar com o cliente e com os outros colaboradores.
Assim, quanto mais capacitados seus funcionários, mais você acaba tendo confiança para aumentar a autonomia deles. E pessoas com autonomia para tomarem as próprias decisões podem trazer resultados gigantescos para o negócio.
Então, é importante dar autonomia aos times para conseguirem realizar as tarefas de maneira mais rápida e eficiente. Muita burocracia costuma atrapalhar e tirar o estímulo de realizar algo.
Imagine que se um colaborador fica muito dependente de um departamento para resolver um problema que seria facilmente solucionado se tivesse mais autonomia, por exemplo, esse funcionário ficará desestimulado. Se essa for uma situação recorrente, o resultado é a desmotivação em larga escala. Decepcionante, né?
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Falta de propósito
Muitas empresas sabem explicar o que fazem, mas não o porquê fazem. Essa é a principal ideia do chamado Círculo de Ouro, que coloca o porquê como centro norteador das ações de um negócio, seguido pelo como fazer e por fim o que fazer.
Esse porquê é, justamente, o propósito. Atualmente, muitas empresas padecem com a falta de propósito naquilo que fazem e isso as impede de ir para frente.
Qual a missão da sua empresa? Quais os seus valores? Para construir uma cultura organizacional forte é preciso que esses pontos estejam bem claros para todo o time. Estabelecer o propósito da empresa deixa mais claro para todos as motivações e o que deve ser alcançado, dando sentido ao trabalho dos seus funcionários.
A missão define os motivos de existência do seu negócio e os valores vinculados a ele norteiam as ações dos seus colaboradores para cumprirem esse propósito.
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Mau atendimento
Podemos dizer que um mau atendimento é aquele que não oferece soluções eficientes para o problema do cliente, ou que o trata de forma desleixada e indiferente.
Só que o mau atendimento não tem impacto somente imediato, na satisfação daquele único cliente mal atendido, por exemplo. Veja algumas consequências de um atendimento ruim:
- Má reputação da empresa
- Diminuição do tempo de vida do cliente junto à empresa
- Diminuição do ROI
- Perda de clientes existentes e de potenciais clientes
Ou seja, o mau atendimento traz prejuízo financeiro para o negócio e pode estar impedindo sua empresa de crescer.
Por outro lado, um bom atendimento é focado em resolver o problema do cliente da melhor forma possível e o quanto antes.
Um atendimento de excelência precisa identificar o motivo de contato do cliente, buscar formas rápidas e eficientes de ajudar esse consumidor, comunicando sempre os passos que serão feitos para solucionar o problema e garantir sua resolução, gerando satisfação no cliente. Uma forma de manter seu atendimento sempre organizado e acompanhar todas as solicitações dos seus clientes é adotar um sistema de help desk.
Assim, o bom atendimento pode ajudar sua empresa a conquistar novos clientes, fidelizar os antigos, transformando-os em defensores da marca e vender mais.
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Falta de capital
Sua empresa tem um propósito definido, os clientes se mostram satisfeitos com o serviço que recebem, a equipe está motivada e corre atrás de resolver os problemas que aparecem. Mas, mesmo assim, você encontra dificuldades para fazer o negócio crescer? Bom, talvez então seja hora de pensar na ajuda de investidores!
Para receber essa ajuda, alguns pontos devem ser destacados:
- Faça uma excelente apresentação sobre sua empresa para mostrar aos investidores o potencial que ela tem.
- Prepare sua equipe para a nova fase, afinal, com o investimento, a realidade dentro da empresa pode mudar bastante. É importante ser bem transparente com todos e promover a união entre os membros dos times.
- Trace um plano para aproveitar o capital injetado no negócio. Mais equipamentos devem ser adquiridos? Novos colaboradores serão contratados? É preciso mudar a empresa para um espaço maior?
- Calcule quanto você precisa pedir de empréstimo e em quanto tempo você terá o retorno desejado.
Com esses pontos definidos, sua decisão sobre os rumos do negócio fica muito mais fácil, porque você consegue entender as necessidades da sua empresa e estabelecer metas concretas para fazê-la crescer!
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Não focar no cliente
Uma pergunta: o que a sua empresa não vive sem? Se você respondeu clientes, está no caminho certo! Afinal, sem clientes, não há para quem vender, logo, não há por que uma empresa existir — e, muito menos, crescer.
Você já ouviu falar em Sucesso do Cliente (Customer Success)? Esse conceito está tornando-se cada vez mais popular entre as empresas e envolve colocar o cliente no centro da sua estratégia. O que isso significa? Que todas as decisões tomadas dentro da empresa, independentemente do cargo de quem as tome, devem levar em consideração o ponto de vista do cliente.
Para isso, é necessário fazer um exercício de se colocar no lugar do outro, no caso, do seu consumidor. Isso é fundamental porque faz a empresa ter uma outra visão sobre aquilo que está entregando.
Seu cliente está sendo ouvido de maneira pró-ativa, você sabe o que ele necessita nesse momento e está oferecendo isso a ele ou só está preocupado em vender? Você acompanha o seu cliente na pós-venda ou esquece dele quando ele finaliza uma compra? Essas são questões que precisam ser respondidas se você quer focar no cliente e ver sua empresa crescer.
Lembra que falamos de propósito lá em cima? Então, pensando no conceito de Sucesso do cliente, os valores, as práticas, os objetivos e a missão da sua empresa devem estar voltados a entregar a melhor experiência possível para os seus clientes, para que eles sintam-se satisfeitos com aquilo que você oferece.
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Chegamos ao final do nosso artigo. E aí, se identificou com algum desses problemas?
Esperamos ter te ajudado a esclarecer os porquês da sua empresa não crescer! Conte para nós o que achou desse conteúdo e até a próxima : )
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