Por Murilo Bássora
ÍNDICE
Atualmente, é comum ver projetos abertos a investimentos em busca de retorno por meio do crowdfunding. Mas você sabe o que é isso? Em tradução literal significa “arrecadação de multidão”, mas também chamado de empréstimo coletivo ou financiamento coletivo, essa modalidade tem por objetivo o investimento direto de dinheiro para projetos pessoais ou comerciais sem a necessidade de intermediação bancária ou de um agente de investimentos.
Assim, além de viabilizar projetos de pessoas físicas, o empréstimo coletivo torna-se, para muitas organizações, uma alternativa ao factoring, sendo uma atividade de fomento comercial. Entenda melhor como funciona o empréstimo coletivo e de que maneira ele pode ser aplicado a sua empresa.
Factoring x Empréstimo Coletivo
No factoring a empresa vende direitos creditórios, ou seja, vende as contas a receber no futuro por um valor um pouco menor imediatamente. Seria o equivalente a antecipar recebimentos, pagando um pequeno preço por isso. Normalmente uma empresa vende uma conta a receber para uma instituição financeira, que paga por exemplo 80% do valor da fatura. A vantagem do factoring é que micro e pequenas empresas conseguem obter recursos financeiros em pouco tempo, podendo investir em seus projetos e dar um fôlego no fluxo de caixa.
Já o empréstimo coletivo também pode ser usado para obter rápida liquidez financeira, mas o objetivo é conseguir dinheiro de outras organizações ou pessoas físicas, que investem o valor diretamente a troca de juros mensais mais baixos que os dos bancos. Conforme dito anteriormente, esse sistema também é chamado de crowdfunding. Assim, entende-se o que essa modalidade pretende: obter financiamento de diversas pessoas por meio da divulgação do projeto/empresa.
Como é possível divulgar um projeto via crowdfunding?
No Brasil já existem boas plataformas especializadas em crowdfunding, tanto para empresas quanto para projetos pessoais. Acessando qualquer página desse segmento, é possível fazer um cadastro e preencher todos os campos necessários para divulgar o seu projeto pessoal ou comercial. Em algumas plataformas, o projeto passa por uma análise prévia segundo critérios de criatividade, recompensas oferecidas ao doador e benefícios coletivos.
Qualquer pessoa que acessa a página pode encontrar um projeto de financiamento coletivo e fazer o investimento em uma proposta com a qual se identifica. Existem, por exemplo, projetos relativos a espetáculos teatrais, livros, filmes, e até mesmo pedidos de doação para tratamentos de saúde, trabalhos acadêmicos, entre outros.
Para quem faz a divulgação do projeto, também é possível compartilhar nas redes sociais, chamando a atenção de mais pessoas e, consequentemente, obtendo mais investimentos.
E qual a diferença entre crowdfunding e empréstimo coletivo?
Como já mencionamos, para ambos o autor do projeto precisa inscrevê-lo em um site especializado. No momento do cadastro, é preciso delimitar qual o valor necessário para realização do projeto e o prazo para sua execução.
Para empréstimos coletivos, porém, várias pessoas juntam-se como investidores para emprestar uma quantia para uma pessoa física ou jurídica a juros mais baixos.
Mas o que acontece se o valor necessário não for atingido no prazo de execução delimitado para o projeto? Nesse caso, o projeto é encerrado e o valor recebido é devolvido aos investidores.
Quais são as vantagens do empréstimo coletivo?
Essa modalidade tem diversas vantagens. Veja algumas delas:
- Mais barato que um empréstimo em banco: Sem o banco intermediando o dinheiro dos investidores, é possível obter taxas de juros muito mais baixas, além de oferecer uma rentabilidade interessante para os investidores.
- Divulgação imediata do projeto: Além da publicação no próprio site da plataforma de empréstimos coletivos, possíveis interessados que não podem contribuir financeiramente podem ajudar a divulgar o projeto.
- Maior visibilidade ao projeto: O site de financiamento coletivo serve como uma ferramenta de marketing que permite alcançar mais pessoas do que se fosse publicado em um site individual.
- Criação de uma base de seguidores: Com o financiamento coletivo, os investidores podem virar fãs de determinada categoria de projeto, tendendo a acompanhar e investir mais nessas propostas.
- Feedback imediato a respeito do projeto: Como a proposta está disponível e publicada, as pessoas facilmente oferecem um feedback, dando sugestões, oferecendo ideias e apontando novas perspectivas para o projeto.
- Disponibilização para pré-venda: Por ser inserido em uma plataforma, o produto ou o serviço são divulgados por meio de uma pré-venda, o que permite avaliar sua aceitação entre os consumidores.
- Investimento a baixo custo: Qualquer pessoa pode doar ou investir valores, independentemente de poder contribuir muito ou pouco.
Casos de sucesso de crowdfunding de empréstimos
As empresas privadas já estão adotando a modalidade do financiamento coletivo para financiarem seus projetos e atividades. Veja a seguir alguns casos de sucesso:
Moccato
Na área empresarial, são muitos os projetos que aproveitam o crowdfunding. Um exemplo é a Moccato, empresa que apostou na ideia do financiamento coletivo por ter identificado uma falha no mercado: o fato de que os cafés em cápsulas perdem o sabor com o passar dos dias. Assim, a Moccato criou um clube de assinaturas em que os investidores recebem o café moído e torrado há, no máximo, sete dias. A ideia inicial da empresa era receber R$ 10 mil, mas acabou arrecadando o dobro e ofereceu como recompensa cápsulas e xícaras, além de workshops de degustação.
La Peruana
Outro projeto de sucesso que apostou no empréstimo coletivo foi o La Peruana, food truck especializado na gastronomia do Peru. Para investir no restaurante de rua, a empreendedora apostou no financiamento coletivo para receber aporte financeiro e os investidores receberam jantares, aventais confeccionados em jeans, cursos para fazer o ceviche, prato típico do Peru, e eventos especiais, tanto domiciliares quanto corporativos.
Flower Essence Repertoire
No mundo, um dos casos de sucesso do crowdfunding de empréstimos foi relativo à empresa Flower Essence Repertoire, localizada na Escócia e que trabalha com essências de orquídeas.
Em dezembro de 2014, a empresa conseguiu obter financiamento de 266 pessoas e organizações por meio da plataforma Funding Circle. O objetivo era comprar mais materiais para aumentar a produção. Com o dinheiro obtido, a empresa investiu, aumentou o total de essências e chegou a apresentá-las à rainha da Inglaterra.
Saber Powersports
Esta empresa é uma das maiores da Europa que oferece experiências únicas em lanchas. A finalidade é oferecer adrenalina e aventura para quem gosta de sentir aquele “friozinho na barriga”.
Necessitando de um novo barco a jato, a empresa aderiu ao crowdfunding para conseguir 20 mil euros. O novo equipamento permitiu que a empresa aumentasse sua capacidade e economizasse combustível. O dinheiro foi adquirido de 168 pessoas em menos de sete dias e garantiu que a empresa continuasse oferecendo experiências inesquecíveis.
Empréstimos coletivos no Brasil
No Brasil, a NEXOOS está introduzindo o conceito de crowdfunding de empréstimos e oferece uma plataforma específica para empresas que querem empréstimos a juros mais baixos. Oferecendo simplicidade e a possibilidade de conseguir dinheiro em pouco tempo, a Nexoos é a saída para muitas empresas que buscam financiamento e também é um bom investimento para quem tem recursos sobrando.
Entendeu como o empréstimo coletivo funciona e de que forma sua empresa pode se beneficiar dessa iniciativa? Então, compartilhe esse post nas suas redes sociais e comece a publicar seus projetos na Nexoos agora para colocá-los em prática!
Os comentários estão fechados.