Por Murilo Bássora
ÍNDICE
Muitos empreendedores se questionam sobre o melhor momento para recorrer aos financiamentos empresariais disponíveis no mercado.
Se por um lado existe a incerteza sobre o planejamento necessário para comprometer parte do orçamento com o pagamento de um empréstimo, por outro a vantagem financeira pode ser maior do que as taxas aplicadas, fazendo com que a linha de crédito se torne uma aliada para o crescimento do negócio, quando feita com segurança.
É imprescindível que o empreendedor avalie a capacidade de gerir a vida financeira da empresa para que uma linha de crédito se torne viável no auxílio e impulsionamento do negócio, sempre tendo em mente a importância de garantir um planejamento estratégico diante de um compromisso de médio e longo prazo.
E como esse empréstimo pode ser usado de maneira estratégica na empresa?
- Capital de giro;
- Estruturação, melhoria e modernização do espaço físico (sede e demais unidades, caso se aplique);
- Estoque e matéria-prima para produção (materiais para confecção de produtos ou prestação de serviços);
- Expansão das atividades da empresa (se a empresa aumentar seu ramo de atuação, por exemplo);
- Suporte às despesas fixas (contas de consumo, pagamento a fornecedores e funcionários);
- Troca de dívidas com juros altos (obter um crédito com condições melhores para a saúde financeira da empresa para quitar uma dívida que afeta as despesas);
- Aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos;
- Divulgação da empresa (campanhas de marketing).
O que posso fazer para facilitar o acesso da minha empresa à linha de crédito?
- Avalie a possibilidade de conseguir recursos próprios a partir do regime de caixa e da gestão de compras da sua empresa, antes de recorrer à ajuda de terceiros;
- Se planeje com disciplina quanto à finalidade do uso do empréstimo;
- Evite misturar a vida financeira empresarial e a pessoal: realize a operação de crédito pelo CNPJ da empresa, pois as condições dessa modalidade são mais vantajosas e as opções mais negociáveis;
- Verifique as dívidas atuais da empresa para entender a capacidade de pagamento da operação. Uma linha de crédito com taxas mais baixas pode ser bem-vinda para a redução de dívidas com juros muito elevados.
Atualmente, existem diversos modelos de linha de crédito no mercado e o peer-to-peer lending surge como uma alternativa interessante e rentável para pequenas e médias empresas. Com um processo 100% online, a Nexoos, fundada em 2016, tem o objetivo de lutar pela democratização ao acesso do crédito para PMEs no Brasil, apresentando a modalidade marketplace lending, em que pessoas emprestam dinheiro para empresas e os dois lados saem ganhando: os empreendedores pagam taxas menores e os investidores têm retornos mais altos.
Clique aqui para solicitar um empréstimo pela nossa plataforma.
Os comentários estão fechados.