Por Murilo Bássora
ÍNDICE
Apreciar o bom andamento e crescimento da própria empresa é gratificante, não é mesmo? É sempre muito bom quando as coisas dão certo e o negócio conquista o sucesso. Você enfim conseguiu o que muitos almejam, que é ter um empreendimento rentável, bem estruturado e com perspectivas de crescimento muito animadoras.
Talvez agora seja a hora de você fazer um IPO. Se você não sabe do que se trata, o post de hoje é para você.
Este artigo também vai mostrar para você a importância do IPO para os investidores, suas vantagens, desvantagens e muito mais. Continue lendo e confira!
O que é um IPO?
Traduzido do inglês Initial Public Offering, o IPO significa Oferta Pública Inicial, ou seja, o momento em que a empresa abre o seu capital pela primeira vez por intermédio de ações, as quais passam a ser negociadas na Bolsa de Valores.
Grosso modo, IPO significa que as ações da sua empresa serão vendidas ao público. Por meio desse processo, a companhia, que é considerada privada, transforma-se em uma empresa de capital aberto.
Dessa forma, ao findar o ano, cada acionista vai receber o seu lucro segundo sua participação no capital. Normalmente, quando a empresa realiza um IPO, o antigo proprietário costuma permanecer com a maior parte das ações, para que ele possa se tornar o sócio majoritário.
Quais são as vantagens e desvantagens do IPO?
O IPO significa a tomada de um grande passo para a empresa. Afinal, se você consegue realizá-lo, isso é um sinal de que o seu negócio é bem sucedido e precisa de mais recursos para continuar a crescer.
Porém, esse processo tem suas vantagens e desvantagens. Para guiá-lo, a seguir, listamos cada uma delas. Acompanhe!
Vantagens
Melhor gestão
Quando a empresa entra no mercado de ações, ela precisa obedecer às práticas e regras da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Bovespa. Assim, sua gestão precisa tornar-se mais rigorosa a fim de seguir o que foi determinado.
Fortalecimento da empresa
Com a melhor gestão, consequentemente, vem uma maior transparência. Isso contribui para o fortalecimento da imagem da empresa e aprimora a relação com os demais investidores.
Lucro
Quando os proprietários vendem as ações, eles conseguem lucrar muito no dia em que elas tornam-se públicas.
Desvantagens
Burocracia
O processo para realizar a abertura do capital é muito caro e burocrático.
Divulgação
As informações sobre o negócio da empresa são divulgadas publicamente, em virtude das intensas apurações feitas pelos acionistas e pela CVM.
Menos possibilidades
Como o IPO envolve outros investidores, você passará a ter uma menor flexibilidade no processo de tomada de decisão.
Por que é importante realizar um IPO?
Existem dois pontos que você deve levar em consideração na hora de realizar um IPO: o reconhecimento do negócio e o dinheiro.
O reconhecimento é pelo fato de sua empresa ter um bom crescimento anual, o que significa que você tem um bom negócio. Isso fará com que os investidores prestem mais atenção na companhia e comprem suas ações.
Vender uma parte da sua empresa para investidores pode gerar uma boa quantia em dinheiro para que você, assim, possa realizar novas aquisições e investimentos. Estes, afinal, são essenciais para que seu negócio continue tendo sucesso.
Qual a importância para um investidor?
O que motiva um investidor a fazer sua aplicação em um IPO é a possibilidade de comprar ações por um preço menor — e eles podem ver esses valores subirem rapidamente.
A grande vantagem de um IPO é, que na primeira vez em que são vendidas, o preço das suas ações disparam, fazendo com que os acionistas consigam obter altos lucros.
O IPO é uma excelente alternativa para quem quer conquistar o sucesso empresarial e aumentar seus ganhos. Existem casos de empresas que arrecadaram bilhões em apenas um dia, enquanto outras podem não alcançar esse valor, mas conquistam milhões em poucos anos. Definitivamente, vale a pena entender a Bolsa de Valores!
Você já considerou fazer um IPO? Deixe seu comentário aqui embaixo e compartilhe suas experiências com empreendedores como você!
Os comentários estão fechados.