Por Murilo Bássora
ÍNDICE
São necessários cuidados redobrados para não cair em golpes ou fraudes online que agem, principalmente, a partir de propagandas tentadoras ou facilitadoras e garantir sua segurança na internet.
Os possíveis fraudadores se passam por empresas financeiras nos comentários e mensagens das redes sociais para induzir o usuário a efetuar pagamentos para destinatários duvidosos e oferecer dados pessoais e sensíveis para uso ilícito.
Como se manter seguro no ambiente virtual?
-
Verifique se o site e a marca são oficiais.
Pesquise sobre a empresa no Reclame Aqui ou busque saber o que outros clientes compartilharam sobre. É importante também verificar se no site estão disponibilizados os dados comerciais da empresa como endereço, telefone, CNPJ e razão social. Lojas e marcas virtuais têm como obrigação fornecer de maneira transparente essas informações e deixar canais de atendimento para eventuais dúvidas que surgirem antes ou depois da compra.
-
Confirme o e-mail e o número do remetente.
Ao receber o contato de uma marca, loja ou indivíduo se dizendo funcionário de determinada empresa, confirme se o e-mail do remetente ou o número de telefone são legítimos buscando no site oficial.
Os e-mails oficiais da Nexoos, por exemplo, terão sempre o final @nexoos.com.br.
-
Desconfie de links ou promoções fora da realidade.
Se atente ao receber links via SMS, WhatsApp ou em mensagens nas redes sociais: antes de clicar esteja ciente de que grande parte das fraudes, cujo objetivo é capturar informações e dados pessoais do seu celular, agem dessa maneira. Certifique-se de que o remetente é uma empresa verdadeira e, se possível, entre em contato com os canais de atendimento oficiais para confirmar.
Além disso, por mais tentadora que possa ser uma propaganda de um produto ou serviço com um preço nunca visto antes, cuidado! Por quem esse desconto está sendo oferecido e qual a veracidade dessa operação? Como dica, use sites como o Buscapé ou Zoom para pesquisar a média de preços de produtos nos sites confiáveis.
-
Se atente às políticas do site.
Especialmente em razão da Lei Geral de Proteção de Dados, nº 13.709/2018, mais conhecida como “LGPD”, a maioria dos sites disponibilizam publicamente sua Política de Privacidade que tem como finalidade demonstrar ao usuário como seus dados pessoais são tratados.
-
Pague quando tiver certeza.
Falso erro de pagamento; boletos falsos; redirecionamento para sites desconhecidos no momento de pagar, entre outros, são algumas das formas utilizadas pelos possíveis fraudadores para levar o seu dinheiro. Além disso, guarde sempre os comprovantes das transações realizadas.
A maneira mais segura e confiável é entrar em contato com os canais de atendimento oficiais da empresa.
Como saber se é a Nexoos ou uma possível fraude?
Compartilhamos a forma como a Nexoos trabalha para te ajudar a estar sempre atento e ciente do que é um processo oficial da nossa empresa e o que não é:
-
Existe pagamento antecipado?
A Nexoos não solicita, em nenhuma hipótese, pagamento antecipado como entrada. As parcelas a serem pagas pelo cliente passam a ser devidas apenas após todo o processo de aprovação da empresa solicitante pela Nexoos e após a assinatura do contrato digital. Ainda é importante ressaltar que o suposto fraudador pode tentar usar contrato falso utilizando indevidamente o nome da Nexoos a fim de enganar a vítima. Para não cair nessa armadilha, sempre verifique se o contrato veio de um e-mail terminado em “@nexoos.com.br” e confirme por meio dos nossos canais oficiais se o documento é legítimo da Nexoos.
-
Por onde começar?
A solicitação de crédito para empresas e o cadastro de investidores devem ser feitos exclusivamente por meio do nosso Site Oficial.
-
MEI e Pessoa Física são elegíveis?
A Nexoos não trabalha com empréstimos para Pessoa Física ou empresas MEI. Para conferir todos os critérios analisados no ato da solicitação de crédito, confira nosso Site Oficial em “Perguntas Frequentes”.
-
Como funciona a Política de Privacidade da Nexoos?
A Nexoos, em hipótese alguma, vende dados pessoais dos seus clientes. Para mais informações sobre como tratamos os dados pessoais, acesse a nossa Política de Privacidade e a nossa Política de Segurança Cibernética.
-
Solicitam dados sensíveis publicamente?
Em hipótese alguma solicitamos publicamente dados pessoais, sensíveis e intransferíveis aos nossos usuários. Sinalizamos a importância de não compartilhar essas informação em redes sociais, pensando em sua segurança na internet.
-
Quero entrar em contato com a Nexoos!
Nossos canais de contato únicos e oficiais são:
- E-mail: atendimento@nexoos.com.br / [email protected];
- Telefone: (11) 4949-5929/ segunda à sexta, das 9h às 18h, exceto feriados;
- Whatsapp: (11) 97405-9468/ segunda à sexta, das 9h às 18h, exceto feriados.
E, caso prefira que a Nexoos entre em contato, você só precisa nos sinalizar pelo Fale Conosco.
Os comentários estão fechados.