Por Murilo Bássora
ÍNDICE
Conseguir investimentos é uma etapa inicial para alavancar um negócio no seu segmento de atuação. Para empresas emergentes, como as startups, é um passo obrigatório, por isso, ferramentas como pitch foram criadas.
Conhecido como uma apresentação de negócios para possíveis investidores, essa ferramenta ajuda os empreendedores a conquistarem mais capital para o desenvolvimento da empresa. Para saber mais, confira o conteúdo abaixo.
Qual a importância para atrair investimentos?
Para entender o que é pitch e a sua importância para conseguir aplicações de capital, primeiro vale considerar o seu significado. Ele é uma apresentação direta e curta dirigida a um possível investidor, com o objetivo de “vender” o seu negócio.
Em outras palavras, o pitch é uma conversa que visa conquistar um empresário para que ele queira financiar o crescimento do seu empreendimento no segmento de atuação.
Apesar de a sua definição ser simples, a elaboração dessa ferramenta demanda atenção, já que o proprietário ou gestor precisa o convencer — em poucas palavras — o investidor de que a empresa tem possibilidade de crescer e conquistar novos nichos e estabilidade de gestão.
O que é pitch deck?
Um recurso dessa ferramenta é o pitch deck, uma apresentação de slides que auxilia na visualização do que é falado. Embora esse tipo de abordagem seja familiar para a maioria dos empresários, saber usá-lo para captar a atenção do investidor não é fácil.
A montagem da apresentação precisa mostrar a identidade da empresa e, ao mesmo tempo, transmitir profissionalismo. No pitch, a criatividade não está banida, mas incentivada, desde que seja moderada e tenha um diferencial para despertar a atenção dos ouvintes.
Tipos de pitchs
Assim como é importante entender o que é um pitch, saber quais são as modalidades que você pode utilizar possibilita ter maior diversidade ao se apresentar. Confira abaixo os principais tipos.
One-sentence pitch
Essa é uma modalidade em que o empresário resume a sua empresa em uma frase. Em geral, o one-sentence pitch, também chamado de Twitter pitch, é feito com o limite de duas ou três linhas, com o objetivo de gerar uma ideia sucinta da imagem da organização. Na sua elaboração, são adicionadas as seguintes informações:
- Nome da companhia;
- Produto que é o principal produto em desenvolvimento;
- Segmento do mercado em que atua;
- Problemas aos quais seus produtos ou serviços geram soluções,
- Diferencial diante da concorrência.
Elevator pitch
O elevator pitch é a modalidade mais representativa do que é pitch de negócio. Ele é realizado com o limite de um minuto, por isso, é muito comparado a uma conversa de elevador, em que a objetividade e rapidez são essenciais — apontamentos de itens básicos, como persona, segmento do mercado e diferencial.
Outros tipos de pitch
Nomeada também de pitch de vendas, essa ferramenta abrange os melhores aspectos do seu empreendimento em um discurso breve e curto. Além dos dois que citamos acima, existem mais três tipos que são diferenciados pelo seu tempo de duração. Acompanhe.
- 3-5 minutos: possui o objetivo de aprofundar mais os dados que o elevator pitch, com o acréscimo da análise do mercado e das perspectivas de crescimento;
- 7-10 minutos: esse tipo já demanda a preparação do pitch deck, já que a narrativa contará com projeções do mercado,
- Até 20 minutos: esse tipo precisa focar em manter a atenção do público, já que a reunião é mais extensa. A narrativa precisa ser mais intrigante e objetiva que as demais modalidades, utilizando-se de material de apoio.
Como elaborar pitch com eficiência?
Na elaboração do pitch, o planejamento estratégico é um dos aspectos que devem ser levados em consideração. Por isso, nós da Nexoos separamos duas dicas para você produzir uma apresentação eficiente. Confira.
Considere o seu público
Para startups e fintechs conseguirem conquistar novos investimentos, você deve primeiramente entender os perfis de cada investidor. Eles tendem a priorizar certos tipos de empresas, por isso, antes de se planejar, veja qual se encaixa no seu modelo de negócio.
Os investidores-anjo são exemplos dessa realidade, já que eles tendem a aplicar grandes quantidades de capital em companhias novas no mercado. Em contrapartida, os fundos de Venture Capital consideram mais interessante os empreendimentos já consolidados.
Planeje-se para todas as possibilidades
Lidar com o fator inesperado é um dos aspectos fundamentais do pitch de venda. Pode ser que você encontre investidores interessados nas suas propostas, e, nesse caso, despertar a curiosidade e escolher as palavras certas aumentam as chances de conseguir aplicações de capital.
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Com o pitch, você consegue instigar os investidores a alavancarem o seu negócio, mas, com a Nexoos, o empreendedor alcança a liderança do mercado de maneira mais fácil. Com nossas opções de crédito, conduzidas pelo modelo marketplace lending, sua empresa tem acesso ao capital em até dois dias úteis.
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