Por Murilo Bássora
ÍNDICE
Caso o gestor desconsidere a importância da logística poderá comprometer mais seriamente a qualidade dos serviços prestados e do produto oferecido — poderá até perder muitos clientes.
Veja por que investir em logística é fundamental para a empresa que deseja se manter firme no mercado!
Aumento da produtividade
Independentemente de ser uma loja física ou virtual, investir na área de logística vai contribuir para o aumento da produtividade na medida em que forem disponibilizados meios de controle de produtos e de transporte mais eficientes, que ajudem a agilizar as operações.
Por exemplo, no que se refere à armazenagem, existem sistemas de gestão (como ERP e WMS) que ajudam a coordenar melhor as atividades. Tecnologias como máquinas modernas, robôs, radiofrequência e o já tradicional código de barras podem contribuir para as atividades serem realizadas em menos tempo e oferecerem melhores resultados.
Da mesma forma, em relação ao transporte. Escolher o modal mais adequado, usar um sistema automatizado (como o TMS), técnicas de rastreamento e monitoramento vão ajudar a desenvolver operações mais ágeis e eficientes.
Reforço da eficiência da equipe
Os processos logísticos podem se tornar morosos e mal executados quando a equipe não se sente motivada, nem é treinada e atualizada para o trabalho.
Investir em recursos tecnológicos que reduzam o trabalho maçante dos empregados e até tornem as atividades mais agradáveis é uma forma de estimular sua equipe, já que ela terá à sua disposição equipamentos e máquinas modernas e eficientes, bem como instalações e veículos em boas condições.
Ofereça atualizações e treinamentos periódicos sobre logística para que a equipe esteja sempre pronta para resolver problemas de rotina e situações imprevistas.
Controle otimizado sobre o fluxo de produtos
Os processos logísticos estão muito ligados à cadeia de suprimentos. Essa cadeia, por sua vez, liga fornecedores, distribuidores e consumidores por meio de elos que devem ser trabalhados convenientemente.
Investir em logística permite que o gestor acompanhe o ciclo dos produtos desde a sua origem até a sua destinação final e mesmo depois dela (a possibilidade da logística reversa é uma realidade para toda empresa).
Manter esse controle é uma forma de evitar prejuízos, mantendo-se sempre proativo e gerenciando riscos que podem atrasar a chegada do produto nas mãos do cliente.
O desenvolvimento de processos logísticos eficientes vai ajudar a manter o acompanhamento ideal sobre o fluxo de mercadorias.
Redução de custos
Muitos especialistas consideram que a logística consiste em um conjunto de processos onerosos, que afetam negativamente as finanças da empresa. Por isso, investir em logística pode ajudar a identificar as oportunidades de reduzir gastos sem prejudicar o resultado final.
Por exemplo, muitos princípios da Logística Enxuta podem ser aplicados para evitar desperdícios, reduzir os estoques e controlar o processo de compras (Just In Time).
Em relação ao transporte, há uma série de estratégias que podem ser aplicadas para reduzir o consumo de combustível, relacionadas ao uso adequado do caminhão e à definição de rotas eficientes.
Favorecimento aos lucros do negócio
A lucratividade cresce à medida que os custos caem e a produtividade aumenta. Um controle maior é exercido sobre o fluxo de produtos e soluções tecnológicas e eficazes são encontradas para diferentes problemas.
Para resumir, investir em logística garante, entre outras coisas, o cumprimento dos prazos de entrega. Certamente, o cliente fica satisfeito, e as chances de fidelização aumentam. Além disso, cliente satisfeito costuma ser um canal de divulgação, possibilitando a captação de novos clientes.
Quando o gestor investe recursos tecnológicos em logística, os lucros aumentam na medida em que gasta menos com funcionários, retrabalhos e aumento da produtividade.
Entende agora por que investir em logística é tão importante? Deixe sua opinião no espaço abaixo!
Os comentários estão fechados.