Por Murilo Bássora
ÍNDICE
A sociedade do século XXI é marcada pelas inovações tecnológicas em resposta às nossas necessidades, e cada vez mais a inserimos em nossa rotina. Em resposta a todas essas demandas, o setor financeiro também mudou, oferecendo novos investimentos.
A qualidade de vida é, inegavelmente, um fator crucial a cada inovação, e os novos investimentos não fogem dessa lógica. O uso de plataformas com processos 100% digitais é somente um exemplo de como investir nessa realidade.
Os investimentos passaram por reinvenções para se adequarem a esse novo cenário, criando novas ferramentas e maneiras para que fosse feita a aplicação, conquistando cada vez mais adeptos.
Por que novos investimentos?
A intenção de um investidor é conseguir lucros por meio da aplicação do seu dinheiro, podendo investir em vários setores. Mas, afinal, o que são os novos investimentos?
Diante do novo cenário tecnológico, alguns investimentos estão surgindo no país, como o crowdfunding, que está conquistando investidores e se posicionando no mercado financeiro com perspectivas de crescimento.
Além do reposicionamento de investimentos já conhecidos, novas formas de aplicar também têm adquirido seu lugar como marketplace lending: uma plataforma digital que facilita o empréstimo coletivo, conectando o empreendedor com o investidor sem a intervenção de nenhuma instituição bancária.
Inovações como essa ajudam o investidor inteligente a diversificar sua carteira com mais facilidade, além de impulsionar a economia brasileira ao investir em novas empresas.
Quais são os novos investimentos?
Os investimentos tomaram novas direções para se adaptar às necessidades, os tradicionais se reinventaram, e cada dia surgem mais ativos no mercado financeiro brasileiro.
Crowdfunding, leasing e marketplace lending são alguns exemplos de ativos que estão conquistando espaço tanto pela facilidade dos processos digitais como por fornecerem um grau de segurança com rentabilidade.
Crowdfunding
O crowdfunding é um investimento que lembra a tradicional “vaquinha”, com o objetivo de conseguir financiar algum projeto. Para que a sua empresa faça parte, você primeiro precisa inscrever o seu projeto em uma plataforma digital e colocar a quantia que quer alcançar, ficando, assim, disponível para doações.
Leasing
Já o leasing é o aluguel de bens, que possibilita que o empresário use o equipamento por um tempo determinado, tendo como possibilidade, ao final do contrato, adquirir o bem negociado. O leasing é uma forma de financiamento empresarial, quando existe a necessidade de um bem com um alto valor.
Marketplace lending
O marketplace lending é uma forma de investir por meio de plataformas 100% digitais, como a Nexoos, que reúne investidores e empreendedores sem a intervenção de instituições bancárias. Ele estimula a economia brasileira e impulsiona novas empresas no mercado brasileiro.
Investimentos para o seu perfil
O perfil de investidor é uma ferramenta que auxilia você a escolher os melhores investimentos para a sua carteira. Divididos em três principais tipos — conservador, moderado e agressivo (arrojado) —, eles possuem características distintas que indicam os ativos mais compatíveis com as suas necessidades.
Os investidores com perfis conservador e agressivo são opostos. O primeiro não se expõe a investimentos que possam gerar qualquer risco ao seu patrimônio, já o agressivo se arrisca em busca de uma boa rentabilidade, o que se encaixa com o investimento marketplace lending.
O perfil moderado é o meio-termo das duas definições acima: ele prefere não se arriscar, mas ainda quer garantir a sua rentabilidade.
Velhos investimentos?
Os investimentos tradicionais e já conhecidos pelos investidores são divididos em duas modalidades: renda fixa e renda variável. O primeiro é vinculado à imagem de segurança, e o segundo oferece ativos que, apesar de arriscados, geram rentabilidade.
O investidor agora tem mais opções entre os diversos tipos de investimentos. Os ativos mais tradicionais, como as ações, não perderam o seu espaço, mas inovaram criando novas ferramentas, como o Home Broker e o Stop Loss.
- O Home Broker é uma plataforma para ajudar na comodidade do investidor, permitindo que ele negocie pela internet e fuja das tradicionais mesas de operações,
- Já o Stop Loss é um comando dentro do Home Broker, que consiste na programação de um valor de venda e compra de ações, evitando grandes perdas.
Uma dica importante para o investidor é diversificar a carteira e não focar em só um investimento, seja inovador ou não. Cada ativo possui momentos favoráveis no mercado financeiro. Quando há a diversificação, os rendimentos de cada ativo conseguem compensar o prejuízo gerado por outro.
Quer diversificar os investimentos da sua carteira? Conheça a Nexoos
A Nexoos é uma plataforma de marketplace lending que faz a intermediação de investidores e empreendedores, diversificando a sua carteira com um ativo inovador no Brasil. Os processos são 100% on-line, seguros, rápidos, e os rendimentos são estáveis e sem tarifas escondidas.
Oferecemos rentabilidades superiores a produtos como Tesouro Direto, com rentabilidades que variam de 14% a 63% ao ano, além de ter acesso aos rendimentos mensalmente.
Com a Nexoos, você consegue investir de modo consciente, escolhendo onde irá aplicar o seu capital e analisando as classificações de risco de cada investimento. Cadastre-se na plataforma e inove a sua carteira.
Os comentários estão fechados.