Por Murilo Bássora
ÍNDICE
A dificuldade de conseguir crédito no mercado e os altos juros praticados no Brasil contribuíram para o desenvolvimento do empréstimo P2P – uma espécie de empréstimo coletivo e descomplicado que está fazendo sucesso no mundo todo. Bem diferente das modalidades tradicionais, ele é uma aposta para o futuro.
Também conhecida como peer-to-peer lending, essa modalidade de empréstimo conecta virtualmente investidores, pessoas físicas e pequenos ou médios empresários que buscam capital de giro, financiamento para compra de estoque ou troca de dívida.
A plataforma pioneira de P2P lending foi a inglesa Zopa, ainda considerada uma das maiores do mundo. Já no mercado americano, as líderes do setor são a Prosper e a Lending Club, responsáveis pela movimentação de mais de 6 bilhões de dólares desde o início de suas operações.
O empréstimo P2P tem como principal vantagem ser um modelo em que pessoas investem em pessoas ou empresas. Ou seja, não há necessidade de intermediação de um banco para que ocorra a operação. Como consequência, as taxas de juros envolvidas são menores do que as aplicadas em empréstimos tradicionais.
Outros benefícios que envolvem o empréstimo P2P são a praticidade de realizar todo o processo 100% on-line e a redução significativa da burocracia envolvida na tomada de crédito convencional.
Entenda como conseguir um empréstimo peer to peer
O tomador do empréstimo precisa, antes de mais nada, efetuar seu cadastro na plataforma, informando dados que serão solicitados para requerer o crédito. Em seguida, o sistema realiza uma análise de risco para mensurar a probabilidade de o tomador vir a ser inadimplente.
Se aprovada, a solicitação é publicada na plataforma, juntamente com o rating (nota) do risco, tornando o pedido acessível aos investidores, que podem escolher a melhor opção de aplicação do seu capital, considerando a relação risco x rentabilidade.
Quando a quantia solicitada pelo tomador de crédito for 100% financiada, o empréstimo é concretizado, e a verba, transferida para o empresário. Ele terá então a obrigação quitar mensalmente suas parcelas.
P2P lending vale a pena?
Sim, o P2P lending vale a pena porque é uma transação na qual o empresário paga menores taxas e juros. As transações feitas por esse sistema funcionam de forma mais transparente e objetiva, sendo menos burocráticas.
Elas também são descentralizadas e dão aos investidores a oportunidade de incentivar o crescimento das companhias e negócios locais. Por meio desses aportes, as pessoas podem ajudar a revitalizar seu bairro e até mesmo melhorar a qualidade de vida da região, que fica mais rica com o passar do tempo.
Documentos para solicitar o empréstimo P2P
A documentação para conseguir um empréstimo P2P varia se o tomador for pessoa física ou jurídica. No caso do empréstimo P2P pessoa física, a lista de documentos para solicitar um P2P costuma ser composta por RG, CPF, comprovante de residência e de renda.
Já para os empresários que querem solicitar o empréstimo P2P, é necessário juntar seus documentos pessoais e todos aqueles da empresa. Especialmente a declaração de faturamento dos últimos 12 meses, CNPJ, NIRE e outros documentos.
P2P e outras soluções é no marketplace lending da Nexoos!
Agora que você sabe como funciona o empréstimo P2P, o que acha de conhecer mais sobre e até mesmo solicitar esse empréstimo para a sua empresa? Cadastre-se no site da Nexoos, uma plataforma de marketplace lending, na qual você pode descobrir mais soluções para a sua empresa!
Converse com a nossa equipe e descubra o que a Nexoos pode fazer pelo seu negócio.
Os comentários estão fechados.