Por Murilo Bássora
ÍNDICE
Seu negócio é consistente, portanto você está pensando em expandi-lo, mas, ao fazer uma análise financeira, percebe que está com o faturamento estagnado. Há tempos sua fatia do mercado é a mesma, e sua carteira de clientes parou de crescer.
Para reverter esse cenário, vamos apresentar formas de diversificar as ações de divulgação em busca de um crescimento contínuo e da colocação de destaque em seu setor.
Abordaremos estratégias de crescimento que o ajudarão a aumentar o faturamento da empresa de forma sustentável.
A importância de manter a empresa em movimento
Para um negócio sobreviver em meio ao cenário de alta competitividade, é imprescindível estar atento à inovação. Buscar novas soluções para os clientes é uma questão de sobrevivência.
Enquanto você estiver olhando seus concorrentes pelo espelho retrovisor, está ótimo. Mas, quando uma empresa para de introduzir novidades no mercado, ela fica para trás, sendo ultrapassada pelos concorrentes.
E ficar para trás significa muitos “menos”: menos clientes, menos oportunidades, menos negócios, menos criatividade.
A postura da empresa é um diferencial
Aumentar o faturamento implica traçar uma estratégia. Empreendedores que se baseiam apenas em “achismos” não crescerão de maneira consistente. Para esse fim, os gestores precisam internalizar essa postura de crescimento e externalizá-la aos seus colaboradores.
Trace um plano bem elaborado. Busque o maior número de informações possível, tendências do mercado, números do setor, dados macro e microeconômicos. O mercado está em constante transformação, portanto, faça disso um hábito e uma política empresarial.
A identificação dos problemas causados pelo faturamento estagnado
Uma empresa deve apresentar crescimento ininterrupto, apesar de não ser uma tarefa simples. Para não colocar a saúde financeira do negócio em risco, é preciso planejamento. Com isso, o crescimento será sustentável, e o faturamento estagnado não será mais uma realidade.
Conheça alguns dos impasses ocasionados pela falta de crescimento de uma organização:
Falta de inovação
Se você comercializa o mesmo produto ou serviço há anos, pode ser a hora de aperfeiçoá-lo. Desde seu lançamento, ele gerou lucro e ótimos clientes. Tudo de acordo com o início do ciclo de vida do produto. A fim de sair da fase da “maturidade” e pensando em não chegar na fase do “declínio”, inovar é a chave do sucesso.
Busque iniciar novos projetos ou soluções que modernizarão seu produto ou serviço. Sempre que você oferece ao mercado algo inovador e necessário, não tem como dar errado.
Estabilização da participação de mercado
Sua empresa pode prestar serviços com muita seriedade, seu produto pode ser fascinante, mas se o market share não evoluiu, é hora de parar e mudar a estratégia. Deixar de conquistar pedaços maiores do seu mercado é um forte indicador de faturamento estagnado.
Para atrair novos clientes, busque investir em ações de marketing para divulgar seu produto ou serviço a públicos diferentes. Chegando até novos consumidores, e mantendo os atuais, você conseguirá uma fatia maior do seu setor de atuação.
Ausência da atenção devida ao uso da tecnologia
Seu faturamento continuará sem progredir caso você não consiga que seus potenciais novos clientes saibam que o produto ou serviço que você vende existe. A boa notícia é que a tecnologia e a internet estão ao seu favor.
O marketing digital é uma ferramenta poderosa de divulgação, pois permite que você atinja públicos de interesses segmentados gastando muito menos, se comparado aos custos das mídias tradicionais.
Segundo pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, até o final de 2018, o Brasil terá 236 milhões de smartphones.
Use essa estatística a seu favor e trace estratégias de divulgação da sua marca nas redes sociais e em outros canais digitais que estiverem de acordo com seu planejamento de comunicação.
Agora você já sabe como identificar se a sua empresa está sendo prejudicada com o faturamento estagnado, e entendeu as consequências de um negócio que cai no erro de se acomodar dentro da sua zona de conforto, mas também aprendeu como virar o jogo. Com sua nova estratégia para aumentar sua participação de mercado, você vai conseguir investir na expansão do seu negócio.
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