Por Murilo Bássora
ÍNDICE
Conquistar o mercado e ser líder do seu segmento são desejos e ambições de vários empreendedores. Porém, esse processo muitas vezes demanda o investimento de uma grande quantidade de capital.
Com a adoção da estratégia de escalabilidade, o gestor consegue aumentar o volume de produção sem ampliar os custos preexistentes. Ele também age como um indicador do potencial de crescimento para investidores.
As suas utilidades são diversas, e tornar uma empresa escalável pode gerar benefícios tanto para o investidor como para o empreendedor. Para ajudá-lo a entender mais sobre essa ferramenta do mercado empresarial, nós da Nexoos preparamos o conteúdo abaixo, acompanhe!
O que significa um empreendimento ser escalável?
O conceito de escalabilidade é conhecido como a possibilidade de crescimento de uma empresa — número de clientes e faturamento — sem ter a necessidade de investir na sua estrutura, gerando maiores gastos no orçamento mensal.
Dito um sistema escalável, os empreendimentos que o adotam possuem serviços e produtos que causam interesse no consumidor, mas que não demandam de muitos equipamentos e funcionários para exercer a atividade com excelência.
Startups e fintechs
Novos tipos de empreendimentos, como as startups — empresas emergentes com inovações tecnológicas — e as fintechs, como a Nexoos, são exemplos de companhias que podem tornar o seu modelo de negócio escalável.
Por já terem acesso a nichos de consumidores mais específicos e a um sistema desde o princípio tecnológico, elas possibilitam que o seu crescimento seja mais rápido, sem gerar grandes custos.
Por que adotar a estratégia de escalabilidade?
Para um empreendedor, entender a escalabilidade de um negócio significa ter a consciência da importância do seu potencial de crescimento no mercado. Isso quer dizer que o empresário consegue analisar a “saúde” financeira da sua empresa e fazer os ajustes necessários no seu planejamento estratégico.
Ser repetível e escalável, além de fácil aprendizado, são atributos de negócios com alto potencial de crescimento. Ou seja, uma das características da escalabilidade é que o modelo de negócio seja fácil de ser reproduzido por outros no mercado, indicando sua funcionalidade.
Fundos de investimentos
Para os investidores, a escalabilidade é um dos critérios que são levados em consideração ao escolherem pelas melhores empresas para investir. Os fundos de investimentos e outros produtos do mercado financeiro se atentam ao histórico de um negócio, ainda mais se é uma startup escalável.
Apesar de ser um conceito muito valorizado, é possível encontrar empresas altamente lucrativas sem serem classificadas como escalável. Mesmo com atividades únicas no mercado, que atendam a certos nichos, elas podem não ser ensináveis nem replicáveis.
Como tornar uma empresa escalável
A escalabilidade é um processo que possui diversas abordagens dos empresários, por isso, muitos se questionam como tornar a empresa escalável. Além de inovar no mercado e conquistar outros nichos de consumidores, existem outras formas de alcançar o auge.
Agora que você sabe o que é escalabilidade e a sua importância, confira duas dicas publicadas pela revista Exame para tornar um empreendimento escalável. Veja abaixo.
Know-how
Licenciamento de Know-how, ou saber-fazer, é uma das alternativas listadas pelo especialista em startups, Cassio Spina. Ou seja, vincular o nome da sua empresa a um produto inovador ou modelo de negócios é um modo de faturar sem que os custos cresçam.
Esse direito de uso permite que o empresário lucre cada vez que o seu modelo for utilizado, agindo como um aluguel.
Sistema de franquias
Segundo Cassio Spina, o sistema de franquias é outra alternativa para tornar uma empresa escalável. Com essa abordagem, você como gestor da sua organização, consegue que a companhia expanda sem gerar gastos.
Como abertura de franquias é um processo em que o franqueado é responsável por arcar com as despesas de expansão e atendimento ao cliente, o empresário só terá que administrar essa expansão — gestão de imagem, por exemplo.
Torne seu negócio escalável como a Nexoos!
Com processos on-line, a Nexoos conquistou um nicho de investidores e empreendedores, com alternativas inovadoras para investir e adquirir capital. Assim, nós conseguimos alavancar nosso negócio e implementar a escalabilidade.
Como uma fintech, nossos serviços são 100% on-line, além de contarem com um modelo de negócios inovador: o marketplace lending. Quer saber mais sobre nossos produtos? Acesse nosso site e confira as condições.
Os comentários estão fechados.