Por Murilo Bássora
ÍNDICE
Na grande maioria das empresas, e principalmente em ambientes que estão dentro da internet, uma das técnicas e tendências do marketing digital mais utilizadas e que surgiram para melhorar o desempenho de uma marca é a estratégia de Data Driven, que consiste em fazer um marketing baseado em dados.
Por meio dela, você permite que a sua empresa alcance um público-alvo diferente e mude a maneira como são coletados e processados os dados. Além disso, uma das vantagens do Data Driven é usar uma base sólida para a tomada de decisão, o que faz com que os erros sejam menores.
Mas, muitas pessoas ainda têm dúvidas de como aplicar esse conceito e ser capaz de extrair informações precisas, transformando assim em conhecimento para expansão e crescimento do seu negócio. Por isso, confira o artigo que preparamos para ajudar você!
O que é Data Driven?
Antes de começarmos a te apresentar as dicas, é importante entender o conceito e saber o que é Data Driven. Basicamente, é a qualificação de processos orientados por dados, ou seja, é o uso desses dados para tomadas de decisões e planejamentos mais estratégicos e estruturados.
O termo Data Driven pode ser traduzido como orientado a dados e usa métodos científicos para extrair os insights dessas informações. Com essa estratégia, é possível fazer uma análise computacional com grandes volumes de dados para obter insights e desenvolver o sucesso do negócio.
E o melhor, é que com esse processo, os negócios crescem mais rápido. Isso porque, de acordo com um relatório do Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, as empresas Data Driven crescem mais de 30% anualmente. Excelente, não?
Por que investir em Data Driven?
Uma das principais dificuldades encontradas nas empresas é aplicar uma cultura que, realmente, faça parte da equipe e dos gestores. Por isso, estabelecer a importância da decisão estratégia com base nesses dados pode ser complicado no início, mas depois de apresentar os resultados fica mais fácil.
Investir nessa estratégia é fundamental, não apenas pela alta competitividade do mercado, mas para aprimorar os processos que já existem e aumentar a consolidação. E isso é essencial, pois o perfil do consumidor está cada vez mais exigente, assim, o processo Data Driven traz mais clareza em decisões importantes. Confira alguns exemplos:
- Otimização de desenvolvimento de produtos;
- Redução de custos;
- Alinhamento das necessidades do público e objetivos da organização;
- Diminuição dos erros;
- Otimização do tempo e melhores resultados.
Mas, agora você deve estar se perguntando como construir essa estratégia dentro da sua empresa, certo? Então, confira abaixo as 5 dicas que separamos!
1. Faça a coleta de dados
Esse é o primeiro passo para implementar o Data Driven na sua empresa. Isso porque, esse ponto é tão fundamental quanto a realização das perguntas corretas, afinal, você consegue entender o que o seu cliente deseja e quais são os seus pontos fortes e fracos durante o processo de compra ou uso de seu serviço ou produtos.
Comece criando um fluxo de coletas que armazene as informações, levando em consideração a LGPD (Lei de Proteção de Dados brasileira). Após isso, não se esqueça de faça a revisão constante.
2. Torne os dados disponíveis para todos
Muitas empresas podem achar essa estratégia complexa e perigosa, mas com transparência no ambiente de trabalho, fica mais fácil para o time compreender a importância dos dados nos resultados e processos.
Ou seja, torne a informação acessível e mais objetiva possível para que todos os colaboradores consigam propor ideias e soluções aos mais variados problemas que possam surgir. Porém, leve em consideração alguns fatores como a rastreabilidade, escalabilidade, integrabilidade e a confiança dos dados. Isso vai fazer toda a diferença na cultura organizacional da empresa.
3. Defina objetivos e metas mensuráveis
E para que você consiga explorar o máximo possível das informações, vale definir um objetivo principal antes mesmo de analisar os dados. Assim, você terá como identificar quais são as reais necessidades do seu negócio. Tenha certeza de que está no caminho certo e faça a definição de metas mensuráveis para transformar os seus dados.
4. Tenha uma compreensão dos dados
Entender e monitorar os dados que você recuperou é imprescindível para obter insights valiosos sobre a empresa. Visto que, na produção de relatórios mais analíticos, você terá a certeza que conseguirá alavancar o seu negócio a partir de dados confiáveis.
Tenha um contexto do que você deseja expandir ou melhorar. Por exemplo, se a sua conversão está baixa, é preciso identificar quais são os problemas que acontecem durante o processo de compra e o que faz os seus leads desistirem do processo final. Portanto, é importante conversar com o seu público.
5. Invista em tecnologias
Para que você consiga estar ainda mais por dentro desse momento de transformação digital, é cada vez mais necessário a captação de dados de uma forma mais automatizada e organizada. Afinal, esse é o caminho utilizado por grandes corporações do mundo todo.
E como você já sabe, a cultura do Data Driven é feita totalmente por meio da tecnologia, então, nada mais correto do que reservar um espaço para inserção de recursos como EPMS, sistema ERP e CRM, além de softwares para atendimento ao público.
Por isso, ao usar um sistema ERP por exemplo, além de garantir a análise dos dados de forma mais eficiente e rápida no dia a dia, você também terá uma gestão empresarial mais completa com todos os processos automatizados, que garantem a alta performance e produtividade dos seus colaboradores. E o melhor: não importa qual o tamanho da sua empresa!
Os comentários estão fechados.