Empreendedorismo22 de maio de 2017 Tempo de Leitura: 3 minutos

Como e por que testar produtos na sua empresa?

Por Murilo Bássora

ÍNDICE

Um dos pontos mais básicos para o sucesso de um negócio é a aceitação do público com relação ao que é oferecido. Nesse sentido, o teste de produto se torna uma atividade indispensável, já que permite a realização de ajustes antes que os itens sejam lançados de vez no mercado.

A seguir, falaremos mais sobre a importância dessa atividade e como ela pode ser feita. Continue com a leitura para saber mais!

Qual é a importância de fazer o teste de produto na empresa?

Ajuda a identificar erros e corrigi-los antes que cheguem ao mercado

Muitas vezes, durante a concepção de um projeto, a ideia parece viável e fantástica. Contudo, é na fase de testes que se verifica se eles realmente funcionam, se atendem as necessidades dos clientes e se possuem alguns pontos que precisam de alteração.

Sendo assim, pode-se dizer que um dos objetivos é descobrir todos os erros e garantir que o produto final será entregue com qualidade.

Mostra para o cliente o que ele receberá

Uma das maneiras de realizar testes é contando com a participação dos principais envolvidos, ou seja, os clientes. Dessa forma, são eles quem dão a palavra final a respeito do produto e informam se as especificações atendem suas necessidades.

A partir das informações adquiridas com esse tipo de teste, a equipe sabe exatamente quais ajustes precisam ser realizados para entregar o que o público realmente busca em um produto.

Ajuda a evitar prejuízos

Com a realização de testes e as modificações que se apresentam como necessárias, o risco de colocar um produto que terá pouca aceitação é reduzido consideravelmente. Assim, também se evita perder o investimento que foi realizado no desenvolvimento, na produção, no lançamento e na divulgação.

De quais maneiras os testes podem ser realizados?

Opinião dos pontos de venda

Nessa opção, a opinião é coletada no ponto de venda. Nesse caso, disponibiliza-se o produto em locais estratégicos e, depois de um certo tempo, coleta-se a opinião dos vendedores a respeito das impressões do público, do volume de vendas, da procura, entre outras coisas.

Controle de quantidade de vendas realizadas

Aqui, paga-se uma taxa aos comerciantes para que exponham o produto em uma parte de destaque na vitrine. Depois de um tempo, levanta-se os dados referentes à quantidade de vendas realizadas no período.

Opinião dos clientes

Por fim, como dito anteriormente, a realização de testes pode — e deve — ser feita diretamente com os clientes e é uma das maneiras mais eficazes. Nesse caso, seleciona-se um grupo de pessoas com o perfil do seu público-alvo e solicita-se a opinião deles com relação a todos os aspectos que envolvem o produto.

Como os testes devem ser elaborados?

Para elaborar os testes de maneira eficaz, é necessário considerar alguns pontos básicos. Confira algumas dicas:

  1. faça um planejamento e tenha uma estratégia bem definida para alcançar o público;
  2. tenha objetividade: faça todas as perguntas necessárias, de forma objetiva e clara. Isso ajuda a compreender o que os clientes buscam e fazer os ajustes necessários;
  3. foque na simplicidade. Quanto mais complexo o teste for, mais oneroso ele será e terá mais chances de não oferecer dados eficazes;
  4. explore os diferenciais do seu produto e registre como o público está aberto a inovações;
  5. conheça seu público. Isso é necessário para direcionar o teste e alcançar a opinião de quem tem maior relevância, ou seja, quem tem maior potencial de comprar seu produto.

Como se pode ver, o teste de produto proporciona diversos benefícios para a empresa. Apesar de gerar gastos, vale a pena pensar na relação custo-benefício, já que uma das consequências de lançar um produto que não possui aceitação pode gerar um prejuízo maior do que o custo de adotar a rotina de testes.

O que achou do artigo? Suas dúvidas a respeito de teste de produto foram esclarecidas? Comente e compartilhe suas opiniões conosco!

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

controle de qualidade controle de quantidade empresas gestão de empresas gestão empresarial teste de produtos

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.