Empreendedorismo13 de dezembro de 2019 Tempo de Leitura: 3 minutos

Como conseguir uma linha de crédito e alternativas de empréstimos

Por Murilo Bássora

linha de crédito

ÍNDICE

Durante a gestão de um empreendimento, recorrer a aportes externos é uma maneira de expandir a empresa ou manter o capital de giro necessário. Nesses casos, é preciso buscar alternativas como empréstimo, financiamento e linha de crédito, por exemplo.

Hoje em dia, existem opções que vão além das solicitações tradicionais para bancos e instituições financeiras. Uma das alternativas é conseguir empréstimo para empresas diretamente com o investidor. Além disso, a linha de crédito é uma maneira funcional de atingir seus objetivos.

O que é uma linha de crédito?

É um recurso financeiro disponibilizado por instituições financeiras, podendo ser no formato de empréstimo ou financiamento. A linha é semelhante ao limite do cartão de crédito com saldo rotativo, mas com juros mais baixos.

Quando toda a dívida for paga, o valor retorna para o limite máximo e pode ser utilizado novamente. Ela pode ser usada para diversos fins ao mesmo tempo ou para um objetivo específico.

Como funciona uma linha de crédito?

Vale ressaltar que nem todas as instituições oferecem linhas de crédito. Além disso, durante o processo, podem ser solicitadas algumas coisas, como uma conta corrente ativa e regularizada. A apresentação de documentação ou ativos como garantia para acessar a sua linha também são comuns, variando de acordo com a instituição.

Para conseguir o seu crédito é necessário solicitar um valor específico. Depois de a renda ser liberada, o empresário não precisa usar todo o montante solicitado. Ou seja, quem recebe 10 mil reais em linha de crédito e usa apenas quatro mil irá pagar juros em cima do valor utilizado, e não pelo total.

Como conseguir o crédito?

Para conseguir linhas de crédito para empresas, o processo costuma ser similar a qualquer outro empréstimo. A análise da solicitação observa fatores como o histórico financeiro, a renda mensal e os ativos que podem ser oferecidos como garantia.

É preciso esperar a decisão dos credores sobre a disponibilização do limite. Em  transações que pedem garantias, será necessário transferir a propriedade de um bem para a instituição, mas você manterá a posse e poderá utilizá-lo normalmente.

Maneiras estratégicas de usar a linha de crédito

Antes de fazer a solicitação, avalie qual a necessidade desse crédito e em quais atividades pretende aplicá-lo. O seu plano de negócios provavelmente conta com objetivos de desenvolvimento do negócio, e é importante analisar como a linha de crédito ajudará a alcançá-los.

Então, veja o planejamento financeiro para visualizar como alocar a renda da melhor forma e evitar um uso equivocado. Conheça alguns exemplos de linhas de crédito para pequenas empresas ou de portes maiores:

  • Investimento fixo: neste caso, o crédito possui juros baixos, longo prazo de pagamento e é concedido por bancos públicos. O foco são pequenas empresas que buscam modernizar ou expandir o negócio;
  • Capital de giro: este modelo de linhas de crédito para micro e pequenas empresas tem o objetivo de arcar com pagamentos a curto prazo. Ele pode ser oferecido por instituições públicas ou privadas,
  • Home Equity: este é um exemplo que pede garantias, mas possui juros mais baixos. A linha de crédito está relacionada com o valor do imóvel oferecido como garantia, em geral, em torno de 70%. 

Alternativas de linhas de crédito empresariais

A maneira mais comum de conseguir linha de crédito para micro empresa ou também organizações maiores é por meio de instituições financeiras, como o BNDES e a Caixa Econômica Federal. Existem diversos modelos de financiamento que servem para ajudar o empreendedor a atingir objetivos específicos.

Por isso, é importante realizar os passos explicados anteriormente para identificar a real necessidade do crédito, quanto será solicitado e a melhor forma de aplicá-lo. Além disso, analise as taxas de juros e separe os documentos que comprovam a situação financeira da empresa.

Marketplace lending

Outra maneira de conseguir linhas de crédito pessoa jurídica é por meio de plataformas de marketplace lending, como a Nexoos. Esse modelo de empréstimo digital para empresas coloca os investidores diretamente em contato com as instituições. 

Uma das vantagens desse empréstimo é a agilidade. Ao contrário do processo burocrático dos bancos, o empreendedor consegue enviar todas as informações on-line de forma rápida e segura. Assim, conseguir o dinheiro para fazer o seu sonho crescer fica ainda mais fácil.

Voe mais alto com a Nexoos

Com a Nexoos é possível conseguir crédito para o capital de giro da sua empresa, seja para aumentar o estoque ou balancear o seu fluxo de caixa. Quem está querendo expandir o empreendimento ou precisa fazer um refinanciamento tem sucesso usando a plataforma da fintech.

Para isso, basta se registrar no site, enviar os documentos necessários e solicitar o seu empréstimo, que será aprovado em até dois dias. Assim, os investidores serão responsáveis pelo financiamento e a empresa recebe o dinheiro diretamente na conta! Entre as vantagens, uma que se destaca são juros menores que o das instituições financeiras tradicionais.

Murilo Bássora

Compartilhe este Artigo   

Deixe seu comentário

Os comentários estão fechados.

Precisa de dinheiro para impulsionar seu negócio?

Insira o valor desejado entre R$15.000,00 e R$500.000,00 para iniciar sua cotação.

Artigos Relacionados

Inscreva-se em
nosso Blog!

Receba, em primeira mão, conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo e investimentos.