Por Murilo Bássora
ÍNDICE
Boleto é uma das formas preferidas de pagamento dos brasileiros. De acordo com um estudo do Banco Central, ele só fica atrás do PIX em quantidade de transações. Em questão de valores, foram cerca de R$ 386 milhões somente em março de 2022.
O alto volume acaba facilitando o golpe do boleto falso por e-mail, SMS, WhatsApp ou até mesmo chegando na sua casa. Em um momento de desatenção, esses documentos fraudados podem causar um grande prejuízo.
É necessário saber identificar e se proteger para que isso não aconteça. Pensando nisso, elaboramos um guia prático para você não cair no golpe do boleto falso!
Como identificar um boleto falso?
O primeiro passo a se questionar é: eu realmente estou esperando um boleto chegar? Esse detalhe pode prevenir muita dor de cabeça.
Se você realmente estava esperando um boleto, vale prestar ainda mais atenção se os dados estão corretos antes de realizar o pagamento. Confira alguns aspectos a serem analisados:
Confirme todos os dados do boleto
- Dados do emissor e pagador: é imprescindível que contenha o CPF ou CNPJ do emissor, sendo a pessoa ou a empresa que está fazendo a cobrança, e do pagador, sendo quem irá pagar;
- Confirme o documento: confira se o CNPJ está correto. Caso você não saiba, pesquise no site da empresa ou em canais de comunicação oficiais;
- Data de vencimento e valor: veja se essas informações são iguais ao que foi estipulado no momento da compra ou do contrato.
Mesmo se a diferença for de um centavo, ou um dia na data, desconfie! Tudo parece certo, mas tem algo estranho? Contate a empresa e tenha certeza que foram eles que enviaram esse boleto.
E tem mais: no boleto está tudo certo, mas na hora de realizar o pagamento, as informações se desencontraram? Vale a pena dar um passo para trás, não efetuar o pagamento e entrar em contato com a empresa.
Prefira pagar no formato online e documento em PDF
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) revelou que golpistas podem usar vírus para mudar os dados quando o usuário faz a impressão do boleto. Por isso, prefira os métodos virtuais para pagamentos.
Preste atenção também com o formato do documento, opte por arquivos em PDF, sendo mais difícil de ser alterado.
Atenção ao código de barras
Sabe aquela série longa de números do código de barras? Os primeiros três números são essenciais para identificar se é um caso de boleto falso ou não. É possível que os golpistas alterem o logo do banco ou da empresa, porém o código é de outro banco.
Por exemplo, aqui na Nexoos, trabalhamos com dois bancos, dependendo de cada solicitação de crédito. Todos os códigos de barras dos boletos emitidos pela LetsBank começam com 630, já os emitidos pela SEP, começam com 655, como nas imagens abaixo.
Outro ponto: caso ocorra erros na leitura automática do código de barras, desconfie. Pois, é dessa forma que podem ocorrer erros de digitação.
Emita os boletos nas plataformas oficiais
A melhor opção para se proteger de um boleto falso é emitir os boletos nos sites oficiais das instituições, e se der, coloque em débito automático para uma segurança ainda maior.
Caso tenha solicitado seu Crédito PJ na Nexoos, a empresa pode obter os boletos do empréstimo diretamente pelo acesso à plataforma.
Funciona assim:
- Clique no endereço a seguir (https://www.nexoos.com.br/mkt/borrower/sign_in) e acesse o seu cadastro, usando e-mail e senha registrados;
- Na página inicial, clique em Minhas solicitações, e depois, em Ver detalhes, no rodapé das informações da sua operação em andamento;
- Na tela seguinte, selecione o boleto desejado, insira a data de vencimento e emita o documento.
Paguei um boleto falso. O que fazer?
Caso você tenha chegado até aqui porque caiu no golpe do boleto falso, vamos te ensinar como proceder nesses casos!
1. Informe o seu banco
Avise o banco onde você realizou o pagamento. Quanto antes você perceber, melhor, já que os boletos demoram até 3 dias úteis para serem compensados, assim o banco tem tempo para realizar o cancelamento.
2. Hora de falar com o estabelecimento
Desse modo, a empresa pode reforçar o sistema de segurança e evitar que outras pessoas caiam na mesma cilada.
3. Boletim de ocorrência
Além de muito inconveniente, o golpe do boleto falso se trata de um crime. Sendo assim, é necessário um registro formal para recuperar o dinheiro perdido.
A atitude também abre a possibilidade de uma investigação, podendo chegar no foco do problema!
Segurança em primeiro lugar na Nexoos
A Nexoos tem autorização do Banco Central (BACEN) para operar como SEP (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas).
Nossa plataforma tem as melhores práticas de segurança da informação, adequadas à LGPD. Todas as informações e documentos enviados são tratados como sigilosos e usados apenas para análise de crédito.
Conheça mais sobre a Nexoos acessando nosso site.
Os comentários estão fechados.