Por Murilo Bássora
ÍNDICE
As empresas startups ganharam espaço com os investidores. No ano de 2019, o mercado brasileiro registrou o crescimento de 80% em comparação ao ano anterior, as organizações receberam o total de US$ 2,7 bilhões de aplicações.
Nesse cenário, o termo Cap Table conquistou o seu lugar de destaque com os gestores de startups — empresas emergentes no mercado financeiro. Apesar de ser simples, a implementação desse recurso faz toda a diferença.
Tanto para os empreendedores quanto para os investidores, entender a evolução de uma companhia e quais aplicações levaram ao seu crescimento impacta as suas perspectivas. Por isso, acompanhe o texto abaixo e saiba qual a importância do capitalization table definition.
O que significa Cap Table?
O nome Cap Table é a simplificação do termo em inglês, capitalization table. Esse é um mecanismo usado por empresas startups para discriminar a participação de cada acionista.
Ao ser traduzido para o português, entender o que é Cap Table fica mais simples: tabela de capitalização. Nesse documento, o gestor deve organizar a participação de todos os investimentos recebidos em cada estágio de evolução da startup.
Vale ressaltar que recorrer a esse tipo de abordagem possibilita evitar conflitos futuros. Ou seja, com todas as aplicações registradas, datadas e nomeadas, será difícil que alguém conteste as informações ou as veja como inverídicas.
Como organizar?
No início da “vida” de uma startup, é difícil encontrar recursos para aplicar no seu crescimento. Por isso, é essencial o papel do investidor para ultrapassar a fase inicial.
Para elaborar o Cap Table, o primeiro passo é contabilizar os investimentos totais e conferir o período em que eles foram efetivados — de acordo com as fases de seu ciclo de crescimento. Também é essencial dividir esse documento em:
- Valor das aplicações em cada estágio;
- Garantias da startup;
- Tabela Price de capitalização de juros;
- Participação dos investidores, assim como seus direitos,
- Percentual de diluição do equity.
Ele permite que o gestor tenha uma visão ampla do seu negócio, possibilitando que todo o processo seja organizado. O Cap Table nas startups passa uma perspectiva positiva para o mercado, atraindo mais investidores — investidor-anjo e aceleradores.
Qual a importância para os investidores?
O principal objetivo do capitalization table é garantir a transparência durante o processo de negociação de ações. Ele visa beneficiar tanto investidores como empresários, visando manter o ritmo de expansão.
Como a aquisição de ações é considerada um investimento de risco, o investidor precisa ter controle dos seus rendimentos, assim como determinar quais empresas são mais rentáveis para as suas necessidades.
Com o Cap Table, os acionistas conseguem ter acesso aos seus respectivos ganhos e registros de aplicações, assim como facilitar simulações para análises de resultados de um investimento pretendido.
Desafios do Cap Table
Quando os investimentos ocorrem em múltiplas fases, um conceito simples como o Cap Table pode se tornar difícil. No Brasil, esse é um recurso muito utilizado para evitar casos jurídicos, já que a maioria dos investidores não são incluídos no contrato social.
Para simplificar a organização e o trabalho do gestor, há duas maneiras das startups demonstrarem a sua evolução: corrente no contrato social e completa. A primeira é usada para descrever as cotas dos sócios-fundadores — um quadro simples.
Já a tabela de capitalização completa é a demonstração da participação futura dos investidores, depois que a empresa alcança a maturidade no segmento de atuação. A alteração desse papel também pode se apresentar como um empecilho.
Na fase inicial do seu empreendimento, a adição de investidores é vista como um “reforço de capital” para alcançar a liderança do mercado. Porém, quando o Cap já está com uma certa quantia de acionista, fica cada vez mais difícil para o gestor conseguir a aceitação dos que já possuem a sua parte da empresa.
Encontre mais conteúdos com a Nexoos!
Ficou interessado em conhecer mais ferramentas que ajudam você a gerir o seu negócio? No blog da Nexoos, você encontra artigos que auxiliam investidores e empreendedores a encontrar as melhores oportunidades no mercado. Acesse o nosso site e leia sobre a equivalência patrimonial.
Aproveite e conheça mais sobre a nossa fintech. A Nexoos é uma empresa especializada no modelo marketplace lending, que junta investidores e empreendedores em busca de crédito. Aqui, os nossos clientes possuem a comodidade de realizar todos os processos on-line. Acesse o nosso site!
Os comentários estão fechados.